FERRAMENTA PERSONAL BRANDING
PROGRAMA DE LIDERANÇA PARA MULHERES
1. Participante
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Qual o seu nome?
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O que pretende com a ferramenta de Personal Branding?
2. Identidade (Quem é?) O que a torna especial?
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Idade e características relevantes
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Traços de Personalidade
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Conhecimento, rede de contatos, relações pessoais e profissionais relevantes
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História, legado pessoal e profissional
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Peculiaridades, desgostos, pessoas e coisas que não gosta
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Cultura, interesses, paixões, causas em que acredita
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Crenças, desafios pessoais, ambições, valores
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Propósito (a razão por trás das suas ações)
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Visão (quem você gostaria de se tornar a médio, longo e curto prazo)
3. Competências (O que você sabe fazer? Que talentos, competências e conhecimentos possui?) Identifique os mais importantes e relevantes:
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Habilidades, Talentos inatos (as coisas que faz bem)
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Competências técnicas relacionadas com a sua área profissional
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Outras competências (emocionais, organizacionais, sociais, etc.)
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Know-how, conhecimento, especializações (específicos para a sua área profissional)
4. Profissão (O que faz e como faz?)
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Descreva a profissão e especifique alguns dos aspectos mais importantes da sua abordagem.
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Profissão (cargo, nome da função, responsabilidade, tarefas especiais, que executa serviços que presta, etc.)
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Abordagem (especializada em, adaptada, multidisciplinar, não convencional, inovadora)
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Estilo de relacionamento com o Cliente (presença física, remota, assistência pessoal)
5. Motivos para Acreditar (Por que sou crível? O que me torna confiável para o seu Público-alvo?
– Identifique unicamente os factos que consegue comprovar:
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Experiências profissionais, Portfólio
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Resultados Profissionais, Reconhecimentos, Prêmios
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Diplomas, Certificações, Estágios, Resultados acadêmicos
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Experiências internacionais
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Publicações (livros, artigos, etc.)
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Propriedade intelectual – Iniciativas e/ou Projetos Sociais
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Seguidores nas Redes Sociais – Recursos ativos e fatos
6. Promessa (O que prometo ao meu Público-alvo?)
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Que problemas o seu público-alvo deve acreditar que você pode resolver?
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Quais os desejos que o seu público-alvo deve pensar que você pode satisfazer?
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Que tipo de emoções o seu público alvo deverá sentir ao lidar com você?
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Que tipo de pessoas/organizações irei inspirá-los a ser?
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Quais benefícios você será capaz de promover:
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Funcionais (resolução de problemas, redução de riscos, diminuição de custos)
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Emocionais (oferecer: segurança, liberdade, competência, confiança, energia, positividade)
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7. Concorrentes
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A que tipo de pessoas, serviços ou produtos você é comparado?
8. Público-alvo
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Quem precisa de você e dos seus serviços?
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Quem influencia o seu público-alvo?
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Em que locais ou comunidades você poderá encontrá-los?
9. Posicionamento (Por que você?)
Qual elemento distingue você e que pode ser enfatizado para ser considerado pelo seu público-alvo?
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Escolha o aspecto mais relevante entre as seguintes opções:
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Valores: as ideias especiais e inspiradoras em que você acredita e que influenciam em tudo o que faz.
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Recursos: as coisas especiais, fatos, tecnologias ou ativos que você utiliza.
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Profissão: o seu estilo de abordagem e/ou os aspectos diferenciadores naquilo que faz.
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Capacidades: as coisas que você faz particularmente bem.
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Público-alvo: indústria ou setor, pessoas, grupos ou organizações em que você tem foco.
10. Comunicação (Como o conhecem?)
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Como o público-alvo a conhece?
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Como você cria uma relação forte e consistente com o seu público-alvo?
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Como você enfatiza o seu posicionamento?
11. Investimento (do que precisa?)
Em que atividades, recursos ou parceiros você precisa investir para o sucesso da sua carreira profissional?
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Tempo pessoal e físico (ex. tempo diário dedicado a estudos)
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Recursos financeiros para desenvolvimento (formações e coaching, etc.)
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Treinamentos contemporâneos com habilidades específicas para a sua carreira.
12 Resultados: (Quais são os ganhos? Aponte as evidências, situações ou pessoas)
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Reconhecida: sabem da sua existência e a reconhecem.
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Entendida: Quem sabe sobre você, entende o que você faz e a indica (profissionalmente).
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Valorizada: Quem entende o que você faz entende de que forma você pode ajudar.
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Considerada: quem a valoriza, entende qual o seu posicionamento e considera-a como uma das opções possíveis.
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Escolhida: quem a conhece a escolhe em detrimento dos outros.
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Confirmada: quem a escolheu continua a trabalhar com você (lealdade).
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Recomendada: o seu público-alvo a recomenda e divulga o seu trabalho.
* Ferramenta adaptada de Try it out now: